Submissões

Chamada para submissão de Trabalhos

(submissões encerradas)

A data de divulgação dos aceites de trabalhos submetidos aos XIII Encontro Nacional de História da Mídia foi prorrogada por alguns dias. Se você enviou um texto a um dos Grupos de Trabalho, fique atento, pois os resultados serão enviados por e-mail pelos coordenadores dos GTs a partir de hoje (20/07/2021).

Orientações e Normas

O XIII Encontro Nacional de História da Mídia (ISSN: 21756945) recebe as submissões de propostas de trabalhos no formato Artigo Completo, no período de 26 de abril a 13 de junho de 2021 prorrogação até 20 de junho.

Os aceites serão divulgados até dia 20 de julho de 2021. A data de divulgação dos aceites de trabalhos submetidos aos XIII Encontro Nacional de História da Mídia foi prorrogada por alguns dias. Se você enviou um texto a um dos Grupos de Trabalho, fique atento, pois os resultados serão enviados por e-mail pelos coordenadores dos GTs a partir de hoje (20/07/2021).

Os Artigos Aceitos serão publicados nos anais do XIII Encontro Nacional de História da Mídia (no site da Alcar).

Para garantir a apresentação no evento e a publicação nos anais, autores/as e coautores/as com Artigos Aceitos devem efetuar e confirmar o pagamento das inscrições até dia 23 de julho.  prorrogação até 26 de julho.

Os dois melhores trabalhos apresentados em cada GT serão convidados a compor o e-book do XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Somente poderão ser indicados ao e-book aqueles artigos efetivamente apresentados durante o evento.

Critérios de autoria para submissão

São aceitas propostas de professores e pesquisadores (graduados, mestres ou doutores) e estudantes de pós-graduação (cursando especialização, mestrandos e doutorandos).

Estudantes de graduação só podem submeter artigos obrigatoriamente em coautoria com seus professores/pesquisadores orientadores. Para concorrer ao Prêmio José Marques de Melo, destinado exclusivamente a autores/as da graduação, o/a concorrente deve assinar o artigo como autor/a principal e registrar sua candidatura na primeira nota de rodapé do trabalho, onde também se indica o GT – Grupo Temático de submissão. 

Profissionais ou empresários/as que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados/as a enviar propostas.

É possível enviar uma (01) proposta como autor/a principal e mais duas (02) como coautor/a. Os trabalhos devem ter o número máximo de cinco (05) autores/as (autor/a principal + coautores/as).

Normas para elaborar e como enviar a proposta de artigo

A proposta de Artigo Completo deve ser enviada ao e-mail do GT escolhido para submissão (listados abaixo), conforme aderência do trabalho à ementa, com cópia à coordenação científica do evento. Consulte abaixo ou na lista dos GTs, suas coordenações e ementas.

A proposta de Artigo completo deve ser enviada em duas versões, em Word e também em PDF, impreterivelmente no arquivo do modelo anexo e conter:

  • Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.

    • Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo/minibio do(a) autor(a) e endereço eletrônico.

    • Resumo: em um único parágrafo, com no mínimo cinco (05) e no máximo dez (10) linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento simples entre linhas.

    • Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por mínimo de três (03) e máximo de cinco(05) palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando subáreas temáticas ou interfaces disciplinares.

    • Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.

    • Referências: conforme norma da ABNT

O Artigo completo deve ter no mínimo dez (10) e no máximo quinze (15) páginas, incluindo todas suas partes componentes.   

Enviar o Artigo completo para o e-mail institucional  do GT escolhido para submissão (listados abaixo), obrigatoriamente em cópia ao endereço da coordenação científica: cientifico.alcarnacional21@gmail.com

Usar o arquivo modelo anexo. Salvar em Word e também em PDF, identificar o arquivo da seguinte forma: GTescolhido_ Nome(s) do(s) autor(es)_ALCAR 2021

Na submissão, os/as autores/as devem solicitar e aguardar resposta de confirmação do recebimento pela respectiva coordenação do GT. Na ausência de resposta em breve, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.

Grupos Temáticos

Diretoria Científica: Dra. Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC/Alcar)

Endereço para envio, em cópia, do e-mails com os trabalhos submetidos aos Grupos Temáticos:
cientifico.alcarnacional21@gmail.com

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GT – História do Jornalismo

Ementa: A multiplicidade das experiências jornalísticas no Brasil. Processo de institucionalização do jornalismo como profissão. A relação do jornalismo com a sociedade como fenômeno cultural e político. A contribuição do jornalismo para a história do Brasil. Conformações jornalísticas em relação ao sistema de comunicação em diferentes momentos históricos. A produção jornalística em múltiplas mídias: impressa, radiofônica, televisiva, online. História do texto, das práticas e dos modos de consumo jornalísticos. Contribuição de jornais e de jornalistas como atores da história. Questões teóricas e empíricas acerca de coberturas e narrativas jornalísticas numa perspectiva histórica. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os produtos jornalísticos como fontes historiográficas. O jornalismo e a construção de uma imaginação histórica. Os vínculos entre jornalismo, tempo e memória.

Coordenadores: Wilson Couto Borges (Fundação Oswaldo Cruz) e Izamara Bastos Machado (Fundação Oswaldo Cruz e UFRJ).  

E-mail para envio dos trabalhos: gthistoriadojornalismoalcar@gmail.com

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GT – História da Publicidade e das Relações Públicas

Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguage ns, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

Coordenadores: Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM) e Monica Franchi Carniello (Unitau).  

E-mail para envio dos trabalhos: gthistoriadapublicidadealcar@gmail.com

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GT – História da Mídia Digital

Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel das mídias digitais na construção da memória histórica e social, incluindo a história do tempo presente. Tais reflexões podem centrar-se, entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a história e desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em suas interfaces com as redes sociais digitais como locus de memória social e de representações; estudos sobre games e memória social; performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos móveis (telefones celulares, tablets e smartphones); movimentos em rede, memória e cidadania; análise de discurso nas redes sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da memória nas redes sociais;  bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em ambientes digitais.

Coordenador: Marco Aurélio Reis (Universidade Estácio de Sá/RJ e PPPGCOM/UFJF)

E-mail para envio dos trabalhos: gthistoriadamidiadigitalalcar@gmail.com

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GT – História da Mídia Impressa

Ementa: Aborda a história da imprensa (jornais, revistas, livros, volantes, cadernos) como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como o mais antigo suporte industrial da informação no Brasil; sua contribuição para o desenvolvimento do jornalismo em cidades de pequenos a grandes portes; o impacto das tecnologias sobre a mídia impressa ao longo dos séculos; as mudanças na forma de produção da notícia impressa; o desenvolvimento da profissão Jornalismo; o estudo dos jornalistas e de suas influências na linha editorial dos impressos; a importância dos atores que participam da produção histórica dos impressos, (gráficos, fotógrafos, compositores, jornaleiros, colaboradores), entre outras abordagens latentes no estudo da história da imprensa.

Coordenadoras: Ranielle Leal (UFPI) e Roseane Arcanjo Pinheiro (UFMA-Imperatriz) 

E-mail para envio dos trabalhos: gtmidiaimpressaalcar@gmail.com

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GT – História da Mídia Sonora

Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

Coordenadores: Izani Mustafá (UFMA-Imperatriz) e Luciano Klöckner (PUCRS) 

E-mail para envio dos trabalhos: gthistoriadamidiasonoraalcar@gmail.com

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GT – História das
 Mídias Audiovisuais

Ementa: O objetivo do GT é discutir temáticas ligadas à história e à memória do cinema, da televisão, do vídeo e de outras formas de comunicação audiovisual. São de interesse do grupo questões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, técnicas, estéticas e profissionais; linguagens, discursos, narrativas, gêneros e formatos; formas de produção, circulação, recepção e consumo. São também bem vindos trabalhos que se proponham a debater aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre audiovisual.

Coordenadores: Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Patrícia D’Abreu (UFES) 

E-mail para envio dos trabalhos: gthismidiaaudiovisualalcar@gmail.com

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GT- História da Mídia Visual

Ementa: O GT Mídias Visuais tem como questão central a relação entre visualidade e mediação. Busca pensar processo de comunicação visual não somente pelo discurso que engendra, mas pelo conjunto de práticas e dos meios que definem o processo de comunicação visual, que inclui as imagens fixas – analógicas e digitais – os vídeos e a linguagem videográfica, além das apropriações intertextuais e os hibridismos entre as linguagens. 

Coordenador: Itamar de Morais Nobre (UFRN) 

E-mail para envio dos trabalhos: gthistoriadamidiavisualalcar@gmail.com

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GT – História da Mídia Alternativa

Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e digitais) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em contextos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória de meios alternativos e personagens, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

Coordenadores: Célia Regina Trindade Chagas Amorim (UFPA) e Rozinaldo Miani (UEL) 

E-mail para envio dos trabalhos: gthismidiaalternativaalcar@gmail.com

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GT – Historiografia da Mídia

Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.

Coordenadoras: Ingrid Hötte Ambrogi (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Gláucia Eneida Davino (Universidade Presbiteriana Mackenzie) 

E-mail para envio dos trabalhos: gthistoriografiadamidiaalcar@gmail.com

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